Público com 17 anos começa a ser vacinado nesta terça-feira; confira locais

Serão 30 pontos exclusivos para atender a esses adolescentes, público estimado em 48 mil pessoas. Novo decreto traz mudança no horário de funcionamento dos serviços de delivery e drive-thru. DF tem 63,65% da população com, ao menos, uma aplicação dos imunizantes

Nesta terça-feira (24/8), tem início a vacinação contra a covid-19 de adolescentes de 17 anos sem comorbidades. São 30 pontos de atendimento exclusivos para esse público, gestantes e puérperas, uma vez que esses grupos podem receber apenas a vacina da Pfizer/BioNTech. Quem tem 18 anos ou mais e aqueles que procuram receber a segunda dose serão atendidos em outros postos. Além disso, o Governo do Distrito Federal (GDF) resolveu antecipar a aplicação do reforço da Pfizer — a partir de quinta-feira (26/8) — e flexibilizar o horário de atividade de deliveries e drive-thrus.

As novidades foram anunciadas, nessa segunda-feira (23/8), em coletiva no Palácio do Buriti. Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, a divisão foi feita para evitar que os maiores de 18 anos “escolham” qual vacina tomar. “E isso (grande procura pela Pfizer) poderia levar a uma falta para os adolescentes, já que é a única fórmula autorizada (pela Anvisa) para essa faixa etária. Então, serão 30 pontos direcionados para a aplicação dessa vacina para as 17 anos”, detalhou.

Segundo Rocha, com as doses que chegaram no fim de semana e outras que foram remanejadas, será possível atender todos os cerca de 48 mil adolescentes dessa faixa etária. O atendimento terá início às 8h e seguirá até 17h. Três pontos funcionarão até as 22h (veja abaixo).

O secretário anunciou que o DF optou por adiantar a aplicação da segunda dose da Pfizer. A medida vale apenas para aqueles que estão com a data para receber o reforço marcada até 3 de setembro. Quem se encaixar poderá procurar um dos pontos de atendimento a partir de quinta-feira (26/8). “Com a chegada dessas doses novas da Pfizer (no último fim de semana), vai ser possível antecipar a segunda dose para aqueles que têm a D2 marcada até o dia 3 de setembro”, explicou o secretário. Ao todo, o DF recebeu 3.181.226 unidades dos imunizantes.

A antecipação para aqueles que receberam AstraZeneca e precisam tomar o reforço até a próxima terça-feira (31/8) continua valendo. Esse público pode procurar os pontos de atendimento a qualquer momento e receber a segunda dose. Por ora, o DF vacinou 1.942.798 pessoas com, pelo menos, uma dose; 707.750, com a segunda dose; e 55.781, com a dose única, da Janssen. Na segunda-feira (23/8), 5.071 tomaram a D1; 14.272, a D2; e sete, a DU. Com os números, o DF segue em segundo lugar no ranking nacional de vacinação, com 63,65% da população total imunizada com, ao menos, uma aplicação. Com o ciclo vacinal completo, a capital federal contabiliza 25,01% do total de habitantes (3.052.546).

Flexibilização

O secretário da Casa Civil divulgou que será publicado, no Diário Oficial do DF desta terça-feira (24/8), um novo decreto liberando os serviços de delivery e drive-thru da restrição de horário. Segundo ele, no texto assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), as mudanças passam a valer imediatamente. “Hoje (segunda-feira), os serviços de entrega podiam funcionar apenas até meia-noite. A partir de amanhã (terça-feira), não haverá mais essa restrição para essas duas atividades, que poderão funcionar depois desse horário”, disse o secretário.

Ele reforçou que a flexibilização só vale para os serviços citados. “Os estabelecimentos continuam com a restrição de horário para receber clientes”, destacou. Na prática, o comércio não poderá mais receber clientes após meia-noite, mas a realização entregas está permitido após esse horário. “O toque de recolher segue valendo no DF. O recolhimento noturno é de 1h às 5h da madrugada”, reforçou Rocha.

A medida foi anunciada no mesmo dia em que o DF registrou 1.131 novos casos e 20 mortes por covid-19. Com a atualização, a média móvel de mortes chegou a 673,14, valor 14,59% maior que o registrado há duas semanas. A mediana de mortes está em 13,57, com queda de 2% em relação ao mesmo período. A taxa de transmissão é de 0,96.

Em relação aos leitos de unidade de terapia intensiva (UTIs) voltados para o tratamento da covid-19, a rede pública operava com 58,22% de ocupação. Dos 177 leitos, 85 estavam ocupados; 61, livres; e 31, bloqueados. Na rede privada, a taxa era de 76,57%, considerando que, dos 234 leitos, 134 estavam com pacientes, 43 vagos e 57 bloqueados. Na fila por uma UTI, havia seis pessoas com suspeita ou confirmação de infecção pela covid-19.

Vacinação para quem tem 17 anos

Horários
Diurno: 8h às 17h
Noturno: 8h às 22h

O que levar
Documento de identificação para comprovar a idade

Postos
Asa Norte
UBS 1 — Pedestre

Asa Sul
UBS 1 — Pedestre

Brazlândia
UBS 1 — Pedestre (noturno)

Ceilândia
UBS 5 — Pedestre
UBS 7 — Pedestre (noturno)
UBS 17 — Pedestre

Cruzeiro
UBS 2 — Pedestre

Gama
UBS 1 — Pedestre
UBS 3 — Pedestre
UBS 5 — Pedestre

Guará
UBS 1— Pedestre

Itapoã
Praça dos Direitos — Pedestre

Jardins Mangueiral
UBS 1 — Drive-thru

Paranoá
Quadra ao lado da administração regional — Pedestre

Recanto das Emas
UBS 4 — Pedestre
UBS 8 — Pedestre

Riacho Fundo 2
UBS 1 — Pedestre

Samambaia
UBS 2 — Pedestre
UBS 8 — Pedestre
UBS 11 — Pedestre

Santa Maria
UBS 1 — Pedestre
UBS 2 — Pedestre

São Sebastião
Ginásio Poliesportivo São Bartolomeu— Pedestre

Sobradinho 2
Regional de Ensino — Pedestre

Taguatinga
UBS 1 — Pedestre
UBS 5 — Pedestre (noturno)
UBS 7 — Pedestre
UBS 8 — Pedestre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.