quinta-feira, 2 dezembro de 2021
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População de Brazlândia sofre com as constantes quebras dos ônibus

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Você já viu algum ônibus da empresa São José quebrado pelas ruas? Estava dentro do ônibus e ele simplesmente parou de andar? Pois é, esses acontecimentos se tornaram normais e rotineiros na vida dos passageiros que utilizam os ônibus da empresa como meio de transporte, isso sem contar os constantes atrasos e “furos” dos horários dos carros.
A São José assumiu a gestão da bacia 5 em 2012 e atualmente possui uma frota de 576 veículos para atendimento das regiões Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA), Vicente Pires, parte de Ceilândia, parte de Taguatinga e Brazlândia).
Segundo a Secretaria de Mobilidade (SEMOB), a disponibilização de veículos é estabelecida conforme critérios técnicos e em compatibilidade com a demanda de cada região. Em Brazlândia, circulam, atualmente, 71 veículos.

Tentamos entrar em contato com a empresa, porém não obtivemos resposta.

Fiscalização
Sobre a fiscalização do funcionamento dos ônibus, a secretaria nos informou que todos os veículos da frota do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF passam por vistorias periódicas obrigatórias e fiscalizações em campo em que são verificados diversos itens relacionados à segurança, estrutura e conforto. As vistorias periódicas podem ser programadas e não programadas, sendo estas (não programadas) realizadas em campo, quando os veículos estão em operação.

Vistorias
Além das vistorias de rotina, a SEMOB destaca que a Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle (Sufisa), está realizando a Operação Hefesto, que tem foco especial na disposição e funcionamento dos equipamentos relacionados à acessibilidade universal, como: elevadores, rampas, dispositivos de solicitação de desembarque, sistema de segurança para pessoas com cadeira de rodas e condições dos assentos. Essa fiscalização específica está ocorrendo nas garagens das empresas durante a noite para não atrapalhar o funcionamento das linhas.

Caso os usuários identifiquem alguma irregularidade na operação, a Semob orienta a fazer a manifestação na ouvidoria do GDF pelo site https://ouvidoria.df.gov.br/ ou pelo número 162 informando a data do ocorrido, o horário, o número do veículo e o problema identificado. A Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle (Sufisa) é acionada para apuração e devidas providências.

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