Faixas exclusivas do Eixo Monumental entram em vigor a partir de hoje

Ônibus, táxis e veículos escolares identificados são permitidos a trafegar pelas faixas. O restante será multado, a partir do mês que vem

As faixas exclusivas para ônibus no Eixo Monumental começam a funcionar nesta quarta-feira (2/12). O diretor-geral do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), Zélio Maia da Rocha, divulgou as regras para o tráfego na região, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta. As vias S1 e N1, nos sentidos do Eixo Monumental, ganham uma faixa exclusiva para o tráfego de ônibus, bem como de táxis e veículos escolares, desde que devidamente identificados. A exclusividade estará em vigor durante as 24 horas do dia, sete dias por semana, ininterruptos.

Leia a instrução, na íntegra:

Instrução Faixas Exclusivas no Diário OficialInstrução Faixas Exclusivas no Diário Oficial

As demais faixas à esquerda, nos dois sentidos, ficam livres para os demais veículos. “A conversão à direita será permitida para os acessos lindeiros, apenas na distância necessária para desaceleração ou aceleração sinalizada horizontalmente”, explica a publicação.

Serão instalados no local, equipamentos eletrônicos de fiscalização, no decorrer da via, para monitorar o uso indevido da faixa exclusiva. Quem desrespeitar a nova regra, será multado.

As sanções serão emitidas pelo Detran a partir de 30 dias da publicação da instrução no DODF, o que ocorreu nesta quarta.

As pistas do Eixo Monumental são compostas por seis faixas de cada lado – a de corredor exclusiva terá um total de 15 km de extensão, sendo 7,5 km de cada lado.

Os locais das paradas de ônibus permanecerão inalterados, e nas entradas para outras vias e para o Parque da Cidade, por exemplo, a linha de sinalização passará de contínua a pontilhada.

 

Informações Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.