Covid 85 cadetes da PMDF testaram positivo desde o início da pandemia

Em seis dias, pelo menos cinco casos de contaminação de alunos foram confirmados, dos quais quatro são da mesma sala de aula

PM policia faz teste de coronavirus covid 19 Hugo Barreto/Metrópoles
Desde a declaração de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 11 de março, pelo menos 85 cadetes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) testaram positivo para a Covid-19.Segundo a corporação, 72 confirmações da doença ocorreram, contudo, no período em que os alunos não estavam frequentando as aulas presenciais na academia. “Todos apresentaram sintomas leves da doença e, excetuando os sete casos atuais, todos já retornaram às atividades regulares”, disse a PMDF.

Em seis dias, entre 11 e 16 de novembro, pelo menos cinco alunos da 22ª turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO) tiveram diagnóstico positivo para Covid-19. Quatro frequentam a mesma sala de aula.

O CFO chegou a ser suspenso, em agosto, após denúncias de descumprimento de protocolos necessários para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Hoje, 300 cadetes integram o curso.

Um dos alunos, que preferiu não se identificar por medo de represália, disse à coluna que tem observado o afrouxamento das regras de distanciamento. “Os surtos ocorrem sempre quando há esses retornos das aulas presenciais”, contou.

“Insistem na necessidade de a gente ir presencialmente assistir às aulas que são on-line. Mas qual é a lógica, sendo que você poderia assistir de casa?”, questionou.

No grupo da 22ª turma do CFO no WhatsApp, houve aviso de que o suposto surto de Covid-19 no 3° pelotão foi repassado ao comando.

Nova suspensão

A PMDF informou à reportagem que, desde o início da pandemia, “adotou todas as medidas previstas nos protocolos de segurança sanitária estipulados pelas autoridades”.

“No caso específico da última semana, o comando da Academia de Polícia Militar de Brasília optou por suspender as aulas presenciais do CFO III até 22 de novembro, para melhor avaliar a situação e, dessa forma, resguardar a saúde de todos os integrantes do curso”, disse.

Informações do Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.