Artistas urbanos irão transformar as ruas de Brazlândia

A ação acontece dias 27, 28 e 30 de Agosto (sexta, sábado e domingo) em Brazlândia.

Fotos cedidas ao Portal de Brazlandia

A iniciativa Cultural Natureza Urbana realizou ação artística pelas ruas das cidades de Brazlândia, a ação já aconteceu em primeira etapa na Cidade Estrutural, e transformou a principal avenida de passagens de ônibus e as casas de moradores. Artistas convidados produziram grandes painéis grafitados com a temática “Natureza Urbana” levando arte para a comunidade local.  O Idealizador do projeto, Marcos Bezerra assina suas artes nas ruas de Brazlândia como Maykon desde 1997. Iniciou em coletivos da cultura Hip Hop, já atuou como arte educador em muitos projetos sociais e também como ilustrador e cenógrafo na cidade. Agora, com a pintura coletiva, pretende ampliar o que vinha produzindo como artista no tema, pauta muito presente na sua trajetória pessoal e profissional. O objetivo é deixar o cenário urbano mais colorido, inspirado na Natureza e fomentar a cultura hip hop e graffiti.

Eventos da cidade são tradicionais, como a Festa do Morango, Festa da Goiaba, além de festivais de Hip Hop, de cultura popular e sertaneja. O Encontro de Grafiteiros Natureza Urbana, será  mais em evento pra somar e exaltar a cidade, valorizar a comunidade local e a cultura. Brazlândia é a segunda cidade mais antiga do Distrito Federal com 88 anos, com uma população de cerca de 75 mil pessoas. Têm a maior produção agrícola do DF e a 3° maior produção de morango do Brasil. Esbanja beleza natural com um cinturão ao seu redor formado por cachoeiras naturais que a cerca, conta com um grande paraíso ecológico como é reconhecida a região de Mumunhas. Brazlândia é a principal abastecedora do Distrito Federal, 65% da água que chega ao DF passa por Brazlândia. 

O projeto conta também com oficinas para alunos da rede pública que visitarão os painéis, em data a ser divulgada, conforme as medidas de segurança. O projeto visa comunicar com esses jovens, estimular para um futuro nas áreas criativas do mercado de trabalho, chamar atenção para temas importantes principalmente preservação da natureza, e levar mais arte para o dia a dia desses jovens. O graffiti é uma forma democrática de acesso as artes visuais, que transforma o cenário, dialoga e comunica diretamente com a juventude. A Natureza é um tema muito inspirador para artistas urbanos e nesse evento poderão estimular ainda mais essa temática. A pinturas serão compartilhadas online, assim como as fotos com o resultados dos painéis, nas redes sociais do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.