A mulher consciente, mulher empoderada!

Laís Marcione – Coach em empoderamento feminino e sexualidade.

Master Love

Uma mulher consciente é uma mulher empoderada. Essa mulher vê seu autocuidado como essencial, então pensando dessa forma vamos aproveitar a chegada do outubro rosa, um mês muito especial pra todas as mulheres, o mês da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Atualmente esse mês de outubro também serve pra reforçar medidas que melhoram a vida de quem já sofreu pela doença.

O que é o câncer de mama?

É um crescimento anormal das células que se multiplicam constantemente até formar o tumor maligno. O câncer de mama atualmente é o que mais atinge a mulher brasileira.

O que pode aumentar os riscos de ter câncer de mama?

Ele não tem uma causa principal. É preciso considerar vários fatores como hereditariedade, idade, histórico reprodutivo e até mesmo o estilo de vida. 

Como posso descobrir se estou com câncer de mama?

O autocuidado! Conhecer seu próprio corpo, fazer o autoexame como apalpar os seios, podem  ajudar num descoberta precoce da doença, porém não substitui exames feitos pelos médicos como mamografias.

Como e feito esse autoexame?

Se toque garota!!!

Em pé (geralmente durante o banho);

Levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça;

Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda;

Divida o seio em faixas e analise devagar cada uma dessas faixas;  

Sinta a mama;

Faça movimentos circulares, de cima para baixo;

Repita os movimentos na outra mama;

É uma forma simples de autocuidado que pode fazer toda diferença!!!

 

Como faço para prevenir câncer de mama?

Como falei anteriormente, conhecer seu próprio corpo é essencial, não existe uma fórmula mágica ou remédio que vá impedir que você desenvolva câncer de mama. Isso não impede que a mulher tenha um cuidado especial com seu próprio corpo, hábitos que vão ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do próprio câncer. Hábitos como, ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, dormir melhor, ter pensamentos positivos. É aquele velho ditado né, “Mente sã, corpo são!”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.